sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Infelizmente você nunca terá todas as respostas




Vejo várias pessoas mergulhando de cabeça em questões que sempre foram debatidas, logo depois da tragédia de Santa Maria. Muitas perguntas, diante de muitos tipos de argumentos que na maioria das vezes geram mais perguntas ainda!

Lembro-me quando comecei a estudar teologia e comecei  a me interessar pelo calvinismo e as doutrinas da graça. Recordo-me como se fosse hoje me aproximei de um dos professores chamado: Marcelo Lemos (editor do blog Olhar Reformado). Perguntei para ele:

- Irmão estou com dúvida nesses versículos aqui

Ele me respondeu tranquilo como sempre:

- Você tem apenas uma dúvida? Então você está muito bem! Pois eu tenho várias...

Essas palavras sempre voltam na minha cabeça e realmente quanto mais você ler e estuda as escrituras mais duvidas vão surgindo, seu leque de conhecimento abre e traz consigo possibilidades que você nunca imaginou (sem falar da apostila que ele me deu sobre Soterologia que até hoje não terminei de ler "risos").

Tenho certeza que todo mundo pensa que seria muito mais fácil relacionar-se com um Deus que respondesse nossos questionamentos com a simplicidade de um "sim" ou um "não", prontamente, logo que perguntássemos: "É isso, Senhor?".

Aliás, seria muito mais fácil se, na verdade, Ele simplesmente respondesse. Às vezes, parece até brincadeira de mal gosto. Como, Alguém que chama à existência as coisas do nada e se nega a responder um simples questionamento do tipo: "Por que, meu Deus?"

Eu sei, você pensa isso, mas não tem coragem de dizer, concorda? Deixa que eu digo por você.

Como pode um Ser que é eterno e tudo vê não nos dar pistas de uma saída rápida, indolor ou simplesmente de uma forma de se esconder do mundo?

Por que, mesmo depois de termos feito tudo certinho, como manda a cartilha, a coerência, a simplicidade, o curso natural da vida... por que, mesmo assim, dá tudo errado?

Por que, mesmo me expondo às vezes ao ridículo, acreditando inocentemente na boa vontade do ser humano, nas palavras de amor, nas promessas ao pôr-do-sol, naquilo que tinha tudo para dar certo... Por que? Por que mesmo assim estou tão frustrado?

E por que esse aperto na alma? Por que ao apagar a luz ele não desaparece? Amadurecimento? Pra quê? Eu não pedi isso! Eu só queria ser feliz.

Bem, eu jamais seria pretensioso o bastante para filosofar sobre esses questionamentos da vida que mais parecem flechas em chamas nos atingindo nos momentos mais inesperados, mas ouso propor uma resposta - e lhe peço, não fique triste com sua obviedade: "A vida é assim".

Lembra quando Jesus decidiu vir a esse mundo entregar-se por amor a nós? Percebeu que Ele, mesmo sendo Deus, decidiu submeter-se à essa mesma lei da vida. No Getsêmani, pediu para, se possível, não passar pela dor, mas ouviu um angustioso "não!". Perguntou por que Seu Pai o abandonara, e a resposta foi o silêncio. Fez tudo certinho, amou, perdoou, curou... mesmo assim, o rejeitaram. Expô-se ao ridículo em silêncio, e realmente não o ouviram. Mesmo assim, depois de tudo isso, triunfou!

E veja, triunfar é diferente de vencer. Venceram, aqueles que quiseram matá-lo e conseguiram. Venceu, quem quis lhe machucar e conseguiu. Venceu, quem lhe caluniou e tirou-lhe o prestígio. Venceu, quem prometeu sempre estar ao seu lado e lhe abandonou. 

Porém, triunfará, aquele que mesmo sendo humilhado, rejeitado, caluniado e abandonado permanecer em pé. Mesmo que abatido, mas não destruído. Mesmo que atribulado, mas não angustiado. Mesmo que perseguido, mas não desamparado. Mesmo que apoiado no pouco de esperança que restou, mas ansioso pelo raiar de um novo dia... esse triunfará!

Coitado de Jó! Quando Deus aparece para ele nada fala sobre o seu sofrimento .... Mas ele entendeu quem era Deus ao declarar: "Bem sei que tudo podes e nenhum dos seus planos pode ser frustados".

Veja! O sol está nascendo... outra vez!

Na paz de Cristo

2 comentários:

  1. Paz e graça de Jesus.
    Parabéns pelo blog muito edificante.
    Aprendendo uns com os outros, crescemos na graça e conhecimento da Palavra.
    Aproveito a oportunidade para compartilhar também meu blog. Peregrino E Servo.
    Que Deus continue a abençoar-vos ricamente.
    Antonio Batalha.

    ResponderExcluir
  2. É a mais pura verdade ... E infelizmente nos não vamos ter todas as respostas... Fica na paz irmão!!!

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Deixe seu comentario, sua critica, tenha liberdade para dar sua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...