sexta-feira, 10 de maio de 2013

Conselho de Lutero para jovens pregadores




Um pregador jovem, sob um grande fardo e pressão, queixou-se a Lutero de que a pregação ( naqueles dias de perseguição, forte oposição...) era um fardo pesado demais para um homem tão jovem como ele ( e não tão experiente como devia ser ), e que ele deveria ter ficado em sua antiga profissão.

Lutero respondeu a ele com palavras que ele disse estar constantemente repetindo para si mesmo:

“Se Pedro e Paulo estivessem aqui, eles te repreenderiam veementemente, pois você deseja logo depois dos primeiros passos ser tão grande pregador como eles foram. Nos arrastarmos é algo que devemos fazer, mesmo se no momento somos incapazes de caminha para o alvo.

Seja sério e comprometido no preparo e faça o seu melhor. Se você não pode pregar uma hora, então pregue meia hora, ou um quarto de hora. Jamais tente imitar outras pessoas. Concentre-se sobre os pontos mais curtos e mais simples, que são o cerne da questão, e deixe o resto com Deus.

Olhe somente para a honra de Deus e jamais para aplausos dos homens. Ore para que Deus lhe dê os ouvidos do público e não suas bocas – não espere nada de suas bocas.

Posso lhe dizer que a pregação não é uma obra do homem. Embora eu seja velho ( Lutero tinha 48 anos neste momento ) e experiente, fico temeroso e assustado toda vez que tenho que pregar... Se prepare e então ore a Deus, e então deixe todo o resto para Ele.

“Here I Stand: A Life of Martin Luther” (Hendrickson, 1977),

Fonte: Josemar Bessa 

5 comentários:

  1. Paz mano Robson,
    Esse conselho é digno de ser anotado, refletido e aplicado para honra e glória do Senhor!

    God bless u brother!

    Microscopicamente falando (João 3.30),

    pr. Walter Filho

    http://blogdowaltim.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado mano Walter,

      Assistir um culto na sua igreja pela net. Benção demais!

      Deus continue lhe abençõado e obrigado pela visita.

      Na verdade e no amor de Cristo - Robson Moreira

      Excluir
  2. Amigo parabéns pelo seu blog, gostei muito dessa mensagem, seguir o exemplo de Lutero, Paulo, Pedro e outros mártires da igrja devia ser obrigação de todos, mas o materialismo nos dias de hoje tem se tornado uma pedra no caminhos dos cristãos, mas devemos nos esforçar para sair da zona de conforto e abraçar a causa de levar o evangelho para o crescimento do reino de Deus.

    Graça e paz, que Deus te abençoe!

    Visite: //www.vidaderenuncia.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentario Edu,

      Observo também que a juventude atual tem se espelhando muito em pregadores, cheios de clichês, que fazem do povo verdadeiras marionetes...

      Levante a mão, fale pro seu irmão, tem um anjo aqui, de um sorriso, quem da gloria recebe, vai sentindo aí ... e coisas do tipo!

      Fico pensando; será que a pregação do evangelho não é suficiente????

      Precisamos de tantos mecanismos???

      Que Deus tenha compaixão de nos

      Na verdade e no amor de Cristo - Robson Moreira

      Excluir
  3. Graça e Paz Robson,
    Como diz o Walter Filho esse conselho é digno de ser anotado, muito bom lembrar e seguir o exemplo desses grandes homens de Deus!
    Fik na paz amado.
    http://jonas-goncalves.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

"Se amássemos mais a glória de Deus, se nos importássemos mais com o bem eterno das almas dos homens, não nos recusaríamos a nos engajar em uma controvérsia necessária, quando a verdade do evangelho estivesse em jogo. A ordenança apostólica é clara. Devemos “manter a verdade em amor", não sendo nem desleais no nosso amor, nem sem amor na nossa verdade, mas mantendo os dois em equilíbrio (...) A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Deixe seu comentario, sua critica, tenha liberdade para dar sua opinião

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...